Blog

PrincipalBlogNotícias

Como escolher e integrar o ar-condicionado ao ambiente

O desconforto térmico, seja pela alta ou baixa temperatura, atrapalha o aconchego do lar. Pela praticidade em manter a temperatura do ambiente agradável, os aparelhos de ar-condicionado ganham cada vez mais espaço nas residências. Mas, para que o equipamento seja inserido nos cômodos sem transtornos, planejamento é essencial. O ideal é prever a instalação no início do projeto.

Mas com tantas alternativas no mercado, como escolher o modelo ideal, que atenda a necessidade térmica do ambiente e se integre à decoração de forma harmônica?

Veja dicas de arquitetos:

Potência: geralmente, um aparelho de 12 mil BTU/h é capaz de climatizar um ambiente de 20 m². Porém, é preciso considerar que o número de moradores interfere no conforto térmico do ambiente. Então, pode haver uma variação dependendo de quantas pessoas estarão presentes constantemente. Quanto mais gente, maior a geração de calor.

Decoração: é preciso planejar antes se o ar-condicionado vai integrar a decoração do ambiente ou se ficará oculto, já que é preciso pensar no duto, na hidráulica e no ponto de elétrica para colocá-lo corretamente em um ambiente.

Quanto à estética, a dica é integrá-lo de forma discreta, mas sempre respeitando a saída de ar. Fixá-lo em um canto do cômodo é sempre uma boa alternativa. Desse modo, outros elementos da decoração se destacam. Outra opção é a marcenaria planejada, com um nicho específico para o equipamento.

Modelos

Existem quatro categorias, com uma ampla gama de modelos.

Portáteis: demandam uma janela, mas não uma instalação. Sua principal vantagem é a de poder ser locomovido de um cômodo para outro, mas não são muito eficientes e tendem a ser barulhentos.

De Janela: é o mais tradicional. O aparelho tem as unidades de evaporação e condensação. São ideais para apartamentos ou casas sem espaço para a unidade externa. Porém, possuem capacidade baixa, produzem bastante ruído e exigem uma saída para o exterior.

Split: bastante procurado pelos consumidores. Possui duas partes, a evaporadora e a condensadora, instalada na área externa. É mais silencioso e de melhor capacidade, mas tem um custo mais alto.

Split inverter: é o mais indicado atualmente. Possui tecnologia que o desliga quando o ambiente atinge a temperatura adequada. Com alta eficiência energética, é uma escolha sustentável.

Gostou das dicas? Continua navegando pelo blog para mais informações sobre construção, arquitetura, decoração e mercado imobiliário!

  • 10 de Agosto de 2022
  • Notícias

Compartilhar: