Blog

PrincipalBlogNotícias

Como aliviar o calor em casa?

O verão 2024 tem oferecido aos brasileiros dias de calor escaldante, até mesmo em regiões que tradicionalmente registram temperaturas mais amenas, como no Sul.

Medidas que ajudam a aliviar a temperatura dos ambientes domésticos, tornando a permanência neles mais agradável, são, portanto, bem-vindas!

Veja a seguir algumas dicas que podem ser adotadas no dia a dia.

 

Ventilação natural

Facilitar a formação de correntes de ar é uma medida bastante eficaz para amenizar o calor. Para isso, basta deixar abertas as entradas de ar, ou seja, portas e janelas. O ar circulando pelos ambientes diminui a temperatura interna.

Atenção à entrada de sol

A entrada de sol na casa vai de encontro à recomendação acima, de deixar as janelas e portas abertas. Se a luz do sol entrar no ambiente, não adiantará muito, pelo contrário, esquentará ainda mais. Nesses casos, é melhor bloquear a entrada de sol, com cortinas, persianas ou película nos vidros das janelas. Isso ajuda a isolar o calor e manter os ambientes em uma temperatura mais confortável.

Piso frio

Nos dias muito quentes, os tapetes aumentam a sensação de calor. O melhor seria evitá-los ou, pelo menos, optar por modelos com tecidos mais finos e de cores claras.

Se você mora em região de muito calor, a dica é dar preferência para os pisos frios na hora de construir, comprar ou alugar seu imóvel. Porcelanato, cerâmica, granito, mármore e ardósia retêm menos calor, comparativamente à madeira por exemplo. Assim, contribuem com um ambiente mais fresco.

Lâmpadas de LED

As lâmpadas influenciam na climatização dos ambientes. A alternativa é trocar as lâmpadas incandescentes, que são quentes, por lâmpadas frias, que são os modelos de LED. Além de aquecerem menos os ambientes, as lâmpadas de LED duram mais e contribuem para uma economia relevante na conta de luz.

Plantas

As plantas favorecem a decoração e deixam os ambientes mais úmidos, diminuindo a temperatura e tornando os ambientes mais agradáveis. Há várias espécies que podem ser cultivadas dentro de casa.

Ar-condicionado

O ar-condicionado é, sem dúvida, a alternativa perfeita para garantir conforto térmico. A desvantagem é que, para alguns, é um aparelho caro e, além disso, impacta no consumo de energia elétrica. A recomendação é, antes de adquirir, pesquisar sobre o gasto energético, comparando diferentes marcas para fazer a melhor escolha.

Com essas dicas, é possível amenizar a temperatura ambiente, garantindo mais conforto nos dias de calor muito intenso.

Gostou das dicas? Continua navegando pelo blog para mais dicas para o seu dia a dia.

  • 16 de Janeiro de 2024
  • Notícias

Compartilhar: