Blog

PrincipalBlogNotícias

Casa segura: 10 dicas para viajar tranquilo

O principal período de férias no Brasil segue até o Carnaval, em fevereiro. E para quem vai viajar, seja por um final de semana ou períodos mais longos, é importante adotar cuidados básicos com a residência para garantir um retorno tranquilo ao lar.

A seguir, 10 dicas de especialistas para evitar intercorrências, acidentes ou prejuízos. Confere!

 

1. Tirar tudo da tomada

Tirar das tomadas aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos. Em caso de queda ou falta de energia, o retorno da corrente pode danificá-los e até causar incêndio. Mas atenção, geladeira e freezer  precisam ficar ligados por conta dos alimentos que podem estragar.

 

2. Fechar os registros

Para evitar vazamentos e acidentes, fechar os registros gerais de gás e de água.

 

3. Não deixar luzes acesas
 
Muita gente ainda costuma deixar as luzes acesas quando sai, para parecer que há alguém em casa, na tentativa de inibir invasores. Se a ausência for de algumas horas, isso até funciona, mas para períodos mais longos, a medida perde a eficácia. Se alguém mal intencionado estiver observando a moradia perceberá sempre a mesma luz acesa, todo o tempo, e ficará ainda mais evidente que ela está vazia.


 
4. Desligar telefone e campainha
 
Um telefone fixo tocando insistentemente sem que ninguém atenda, denuncia que a casa está desabitada. O melhor é desativar o toque ou redirecionar as ligações para o seu celular. Vale fazer o mesmo com campainha e interfone. Desativados, não há como saber se não tem ninguém em casa, se simplesmente não podem ser escutados do lado de fora ou se não funcionam.


 
5. Suspender serviços de assinatura
 
Jornais e revistas empilhados na porta ou lotando a caixa de correio são forte indicador de que uma casa está desocupada. Melhor é suspender a entrega de periódicos durante o período em que estiver ausente ou alterar temporariamente o endereço de entrega.


 
6. Esconder objetos de valor

Relógios, joias, dinheiro, documentos importantes e chaves de veículos estacionados na garagem devem ser guardados em local de difícil acesso.

 

7. Alarmes e câmeras de segurança

Sistemas de segurança tradicionais também devem ser considerados. Alarmes e câmeras podem ser integrados e monitorados por uma central, empresa ou por você mesmo. Existem modelos controlados por aplicativo e o próprio morador pode acompanhar a movimentação e tomar as medidas de segurança necessárias.

 

8. Automação residencial

Essa é outra alternativa que a tecnologia oferece. Sistemas inteligentes são capazes de manter a residência em atividade, acendendo e apagando luzes ou abrindo e fechando cortinas periodicamente, por exemplo. Além disso, informam se a porta está trancada, se o alarme e a cerca elétrica estão ligados.

 

9. Seguro residencial
 
É a maneira tradicional, e eficaz, de evitar prejuízos com acidentes e assaltos. Protege contra roubo e furto de bens, danos por explosão, queda de raio e incêndio. Além disso, dependendo da apólice, oferece assistências complementares, como limpeza de caixa d'água, conserto vidros, vazamentos etc.

 

10. Deixe alguém de olho
 
Se o período de ausência for mais longo, é prudente deixar algum telefone de contato com um vizinho ou parente, para ser informado diante de alguma ocorrência. Se possível, peça para alguém “visitar” a residência, abrindo um pouco as janelas, recolhendo a correspondência.

Adotando essas medidas, ou pelo menos parte delas, você consegue viajar com mais tranquilidade para curtir suas férias, sabendo que sua casa está segura.

  • 09 de Janeiro de 2024
  • Notícias

Compartilhar: