Blog

PrincipalBlogNotícias

#arquiteturapelomundo: a relação entre a arquitetura e o meio ambiente

Não há como falar em arquitetura e não pensar no meio natural que nos cerca. A arquitetura está relacionada com o meio ambiente em diversos sentidos, seja no respeito e aproveitamento dos recursos naturais ao fazer um projeto ou na aproximação da natureza com a decoração da casa, por exemplo. 

Você já ouviu falar sobre arquitetura sustentável? 

A arquitetura sustentável é ecologicamente correta, pois busca reduzir ao máximo os impactos ambientais. É um conceito que surgiu há cerca de 50 anos, em 1970. Ela envolve ações simples e também mais complexas no respeito ao meio ambiente. 

Por exemplo, devem ser escolhidos os materiais para a obra que gerem o menor impacto ambiental possível. E como isso é feito? A partir de fornecedores confiáveis e com boa procedência, além de utilizar os materiais de forma consciente, dando preferência a opções mais naturais possíveis. 

O projeto deve levar em conta também as questões energéticas e hídricas da construção, preferindo a iluminação e a ventilação naturais. 

Outro ponto positivo das edificações sustentáveis é a sua valorização diante de outros imóveis. Estima-se que construções que levam em conta o respeito ao meio ambiente tem valorização de pelo menos 10% no valor do aluguel.

Como aproximar a natureza da sua casa 

Se a sua casa ou apartamento não foi construído pelos princípios da arquitetura sustentável, não se preocupe. É possível aproximar a natureza da sua rotina doméstica com algumas sugestões simples. 

Hortas verticais: elas ganharam o coração de muita gente nos últimos anos. Entre as vantagens de utilizá-la estão em colher um alimento fresco e saber a procedência do seu tempero ou salada.  É recomendado deixar a sua hortinha vertical em um espaço mais ensolarado. Aí, basta escolher os vegetais que você deseja plantar, os vasinhos e montar a estrutura que será pendurada na parede. Uma dica para economizar é usar paletes para fazer esta estrutura. Mas há quem prefira comprar painéis próprios para isto. A escolha depende do perfil de cada um.

Plantas decorativas: usar plantas na decoração já é um hábito comum na vida de muitas pessoas. Mas se te faltam motivos para trazer uma plantinha para casa, saiba que elas liberam umidade e ajudam a tornar o ambiente mais agradável. São excelentes umidificadores naturais. Use a criatividade, explorando formatos de vasos diferentes. Caso não tenha muito espaço, opte pelos hangers de macramê para pendurar suas plantas verticalmente. 

Aposte em terrários:  são boas opções para quem deseja se aproximar da natureza, mas não conta com muito espaço, ou ainda, tem criança ou animal de estimação em casa e precisa deixar em um local mais afastado. Você mesmo pode fazer seu próprio terrário. Há tutoriais na internet que indicam os melhores materiais e as plantas. Com suculentas, estes pequenos adornos ficam muito bonitos!

Gostou de saber mais sobre arquitetura sustentável e das dicas de como aproximar a natureza da sua casa? Então, não perca as novidades. Acompanhe as notícias do nosso blog!

 

  • 21 de Outubro de 2020
  • Notícias

Compartilhar: