Blog

PrincipalBlogNotícias

5 dicas para comprar um imóvel usado

Comprar um imóvel usado pode ser um ótimo negócio, desde que você tenha alguns cuidados na hora da escolha. Por isso, a compra não pode ser feita de forma apressada. Existem diversos pontos que precisam ser considerados, como: localização, preços, suas necessidades, etc; pois um detalhe que pode passar despercebido durante a escolha do imóvel, pode se tornar um grande problema no futuro, custando seu dinheiro e, principalmente, sua tranquilidade. Para te ajudar a não entrar em nenhuma roubada separamos algumas dicas para te ajudar a escolher o imóvel correto:
 
1. Seja paciente, pois, a escolha deve ser bem pensada e analisada. Caso o seu prazo seja curto alugue temporariamente um imóvel ou tente alguma outra alternativa para que você não tome nenhuma decisão equivocada e acabe investindo errado.
 
2. Estude o bairro do imóvel onde você escolheu investir. Para ter informações a respeito da região você pode utilizar a internet. Dessa forma, será possível ver imagens do comércio e da vizinhança, mas para conhecer realmente e ter a autonomia de formar sua opinião a respeito, precisará ir até o local. Além das visitas programadas com o corretor, vá até o local à noite, faça trajetos que você precisará diariamente com o ônibus, conheça o tráfego em diferentes horários, etc. Outra dica que podemos te dar é: esqueça o mito de que imóveis não se depreciam. Se você escolher um lugar que tem um crescimento de índices de violência, que fica em uma área de risco, obviamente, seu imóvel perderá valor caso você deseje vendê-lo.
 
3. Preciso me preocupar com a documentação? Claro que sim, pois esse é um ponto importante e altamente relevante na hora de comprar um imóvel. Verifique com o proprietário se as certidões negativas e os documentos do imóvel estão corretos. Assim como a sua própria documentação: cópias do RG, CPF, certidão de estado civil, escritura pública de pacto antenupcial e comprovantes de renda atualizados; certidão de quitação de tributos federais (se for comerciante); certidões negativas (Justiça Federal; ações cíveis; executivos fiscais; protesto de títulos; débitos CND/INSS; interdição, tutela e curatela; dívida ativa da União se for comerciante). Para conferir toda a documentação necessária, clique aqui
 
4. Não esqueça de verificar o estado das áreas comuns, pois quando você compra um imóvel o valor da manutenção já está agregado no investimento, então você está adquirindo o pacote completo. O valor da taxa está diretamente ligado pelos itens que compõem a área condominial, por isso verifique se todos os aparelhos estão funcionando e se os valores são compatíveis com o que é ofertado.
 
5. Ao avaliar a compra de um imóvel, usado ou novo, você deverá antes de assinar o contrato, realizar a vistoria do imóvel para verificar se o mesmo encontra em plenas condições de ser habitado e se possíveis defeitos ocultos não possam comprometer o local, quando você estiver morando com sua família. Como, a maioria das pessoas não são especialistas no assunto, é interessante buscar ajuda profissional para verificar possíveis defeitos. Caso não consiga alguém para te acompanhar, fique ligado nos seguintes detalhes:
* Há umidade? Os principais sinais são um forte cheiro de mofo, gesso escamoso ou descascando e as paredes ou tetos com marcas de água. Parece óbvio, mas certifique-se de olhar atentamente o teto e em torno dos rodapés.
* O edifício é estruturalmente sólido? Observe se existem rachaduras. Olhe especialmente nas colunas e cinturões do prédio. Nem sempre uma rachadura quer dizer que a estrutura do imóvel está comprometida, às vezes é apenas o reboco caindo, mas é interessante verificar.
* Qual o estado da fiação e estrutura elétrica? Confira em que situação se encontra a parte elétrica da casa, se existem painéis de energia individuais. Cheque a caixa de disjuntores, os interruptores e tomadas. Procure por marcas de superaquecimento, como manchas escuras e fios retorcidos. Trocar a parte elétrica de uma casa custa caro, principalmente em mão de obra.
* Observe os pisos e as portas: caso haja acúmulo de pó, principalmente de madeira, o material pode estar infestado de cupim.
* O encanamento está correto? Experimente as torneiras para verificar a pressão da água. Observe a coloração da água, ela pode dar indícios de problemas na encanação.
* Qual a acústica do lugar? Ligue um aparelho de som ou televisão, confira se o barulho da vizinha incomoda na hora de assistir/ouvir alguma coisa.
 
Agora você está pronto para fazer a melhor escolha do seu imóvel. Nós da Duo estamos preparados e queremos ajudar você a fazer um ótimo negócio. Aproveite e visite nosso site e conheça todos os imóveis disponíveis em www.duo.imb.br ou entre em contato agora pelo WhatsApp (54) 99610-0081. Acompanhe todas as dicas, imóveis, promoções e novidades do mercado imobiliário em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.
 
  • 27 de Junho de 2018
  • Notícias

Compartilhar: